O Programa Bairros Saudáveis é um programa público, de natureza participativa, criado em 2020, para melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis localizados em Portugal continental.

É um programa de pequenas intervenções que apoia projetos apresentados por parcerias locais, formadas por associações, coletividades, organizações não governamentais, IPSS, fundações, grupos informais ou voluntários individuais, a que podem associar-se autarquias locais, autoridades ou serviços locais de saúde, centros locais de apoio à integração de migrantes, instituições de ensino público ou cooperativo ou outras entidades públicas.

O Programa financia, com um montante máximo de 50.000 euros, projectos apresentados através de procedimento concursal por parcerias locais para melhorias nesses territórios. A dotação total do programa é de 15 milhões de euros, a repartir pelos anos de 2024, 2025 e 2026.

Mais informações sobre o Programa em bairrossaudaveis.gov.pt.

Os mentores disponibilizam-se para apoiar organizações na construção de parcerias locais, na conceção de projetos, no preenchimento do formulário da candidatura, no desenvolvimento do projeto e na prestação de contas. Os mentores não são pagos pelos apoios financeiros do Programa, o seu contributo é gratuito.

De acordo com o artigo 33.º do Regulamento, os mentores estão impedidos de apresentar candidaturas ao Programa.

Se quer oferecer-se para ser mentor/a do Programa, preencha o formulário em baixo.

Identificação
Após o registo, receberá um email com instruções para concluir a inscrição como mentor.
Áreas temáticas preferenciais
Disponibilidade
Aptidões